Espaço Agropecuário

    O desenvolvimento das atividades agrícolas depende tanto dos fatores naturais como dos fatores econômicos. Os fatores naturais que mais influenciam a agricultura são o clima, o relevo e o solo.

    A temperatura e a umidade são elementos do clima que influem muito na agricultura, se há enchentes, secas prolongadas, geadas,o agricultor pode abrir toda a sua plantação.

    O relevo também pode influir na agricultura. Em áreas muitos montanhosas, é difícil trabalhar com tratores e máquinas para a colheita. O solo também é fundamental para o desenvolvimento da agricultura.

    Os solos considerados de boa pontencialidade agrícola são aqueles profundos, bem drenados, com boa fertilidade natural e que estão sobre uma área topográfica plana ou regular.

   A diferença entre a agricultura empresarial e a familiar é que a empresarial é para vender e a familiar pra comer.
 

Empresarial Familiar
 
 

        Alagoas já foi o maior produtor de cana-de-açúcar da Região Nordeste. Além da cana, as culturas de importância econômica são algodão, fumo, mandioca, milho e coco-da-baía. No entanto, a agricultura alagoana, caracterizada pelo baixo nível de mecanização e pela pouca produtividade, tem registrado redução gradativa em suas safras durante os últimos anos.
 
 

VOLTAR