.
WebFolio Prof. Jorge Aguiar
CONCEITO DE MODO DE PRODUÇÃO

O que é um modo de produção?

- Marx forneceu-nos, conceitos científicos capazes de nos dar a compreensão do que são as sociedades humanas e sua história, a compreensão de sua estrutura, de seu desenvolvimento, de sua estagnação, de sua degenerescência – e das transformações.

AS SOCIEDADES HUMANAS

- Uma formação social designa toda sociedade concreta historicamente existente, assim se pode falar das formações sociais ditas primitivas, da formação social romana escravista, da formação social francesa de servidão (feudal).

- Toda formação social concreta depende de um modo de produção dominante.


O que é que constitui um modo de produção?

- É a unidade entre as forças produtivas de um lado e por outro, as relações de produção.

-Cada modo de produção seja dominante ou dominado possui, em sua unidade, suas forças produtivas e suas relações de produção.

- Como pensar essa unidade?

- Há uma correspondência entre as forças produtivas e as relações de produção.

- Se considera um modo de produção, a unidade das forças produtivas e as relações de produção que o constitui. Essa unidade possui uma base material: as forças produtivas. Essas forças produtivas nada seriam se não estivessem em condições de funcionar. Elas só podem em e sob suas relações de produção.

- Há uma outra unidade muito complexa, aquela entre a superestrutura (direito, Estado, ideologia) e a infra-estrutura.

AS FORÇAS PRODUTIVAS

- Como o nome indica um modo de produção é uma maneira de produzir, os bens materiais indispensáveis para existência material dos homens.

- Uma forma de produzir é uma forma de combater a natureza.

- O homem combate a natureza mediante um conjunto de processos de trabalho.

- Um processo de trabalho é uma seqüência de operações efetuadas pelos agentes do processo de trabalho que trabalham um objeto de trabalho empregando instrumentos de trabalho de maneira a transformar o objeto de trabalho.

- Cada geração encontra sempre, a sua disposição instrumentos de trabalho.

- Podemos afirmar que as forças produtivas de um modo de produção são constituídas pela unidade de um jogo complexo e regulamentado que coloca em cena: o objeto de trabalho, a natureza; os instrumentos de produção; os agentes de produção (ou forças de trabalho).

- Forças produtivas são = (unidade) dos meios de produção + forças de trabalho.

- Portanto ficamos compreendendo o que é um modo de produção. São forças produtivas utilizadas por agentes especializados em processos de trabalho.

AS RELAÇÕES DE PRODUÇÃO

- O que são as relações de produção?

- Ocorre nas sociedades sem classes, entre os agentes de produção quando todos os membros de uma formação social são agentes da produção, ou nas sociedades de classes, entre os agentes da produção e outros personagens que não são agentes da produção.

- Esses personagens detem os meios de produção e se apropriam, de uma parte dos produtos do trabalho dos agentes da produção (sobretrabalho, excedente). Cedem somente uma parte aos agentes da produção para que estes possam viver e se reproduzir.

- A divisão social é a realidade da divisão técnica do trabalho: produção, exploração e luta de classe na produção.

- A divisão em classes sociais, está, portanto, presente na divisão, organização e direção do processo de produção, pela distribuição dos postos em função da classe social.

SINFE 2005