Dupla: Anna Luíza Vasco e Naianne Ramos
Colégio Marista de Maceió
Profª: Áurea
2º ano A

DROGAS: NÃO ENTRE NESTA!

 

 

Hoje em dia as drogas estão presentes no nosso cotidiano, e mesmo sem usá-las, acabamos sendo afetados pelo mau que elas causam. Na maioria dos casos, os usuários de drogas são jovens, e isso nos leva a pensar o que leva um jovem a tomar essa atitude, visto que, as informações estão em todo lugar e cada vez mais presentes em nova vida, principalmente na dos jovens.
A influência ao uso é muito grande, por parte dos traficantes, dos "amigos" e muitas vezes da mídia. Os grandes motivos que fazem os jovens entrar nessa "onda" na maioria das vezes são:
*Problemas como: a falta de diálogo com os familiares
*Curiosidade
*Uso como busca de prazer
*Uso para uma aceitação no grupo
*Uso para esquecer ou fugir dos problemas...
Sempre que um jovem entra nesse meio, a busca para sair dele é muito difícil. O prazer que eles tanto buscavam, se transformam em um grande problema que afeta não só a ele,mas gera uma série de consequências para todos os que com ele convive.
A família tem um papel de intensa importancia não só no tratamento, mas principalmente na prevenção. Deve-se ter um diálogo sempre aberto, estar sempre atento e presente na vida dos filhos, ser acima de tudo amigo, e estar sempre ao lado dele, conscientizando-o desse mal e alertando-o para todos esses assuntos,cada vez mais comuns, como: drogas, sexo, estudos, entre outros.


Drogas Alucinógenas: São drogas sintéticas, e provocam distorções sérias no funcionamento cerebral; o usuário sente-se um "super-homem", incapaz de avaliar situações de perigo; ilusões, alucinações e desorientação têmporo-espacial são comuns.

MACONHA:
É a droga de entrada para consumo das outras drogas. Barata e de fácil acesso, o seu uso continuado interfere na aprendizagem, memorização e na fertilidade. É uma combinação de flores e folhas da planta conhecida como Cannabis sativa, e pode ser verde, marrom ou cinza.
Causa vermelhidão nos olhos, boca seca, taquicardia; angústia e medo para uns, calma e relaxamento para outros.
Vício mundial, a maconha é usada comendo-a, mascando-a, fumando-a; aspirando-a sob a forma de rapé, ou engolindo-a.
No Brasil, ela é mais usada e, seu emprego é mais comum sob a forma de "cigarros", que apresentam vários nomes, como: fininho, baseado, dólar, beck e pacau. Há cachimbos especiais para fumantes, e são conhecidos, em alguns países como "josie" e, outros, "narguilé".
Existe um cachimbo que filtra a fumaça com água que é conhecido em inglês como "bong". Algumas pessoas misturam a maconha com a comida e também é usada em forma de chá.
A maconha é considerada um alucinógeno, não cria a dependência física, mas a psicológica. Dependendo da personalidade do usuário, pode ser brutal; logo se retirada imediatamente, a saúde não correrá nenhum risco, porém, a força de vontade do paciente tem de ser grande, exatamente para vencer sua necessidade.

 

LSD e ECSTASY:
Reações do uso:
- Alteração das percepções visual, gustativa, tátil, auditiva e olfativa
- Sensação anormalmente estranha de perda do limite entre o espaço e o corpo
- Sensação de que os sons podem ser vistos
- Sensação de pânico e medo
- Apreensão constante
- Alucinações, delírio, depressão psíquica
- Sensação simultânea de relaxamento e tensão, alegria e tristeza
- Sensação paranóide de poder voar
- Morte acidental
- Aparecimento de surtos de esquizofrenia
- Distúrbio da memória, reflexos exaltados
- Tremores corporais ...
O LSD eoecstasy,são solúveis em água, podem ser rapidamente absorvidos depois de administrado oralmente e são eficazes em quantidades pequenas. A potência do LSD é impressionante (300 mil vezes mais ativa que a maconha), porque o tecido cerebral mantém uma baixíssima concentração de LSD em relação a qualquer outro tecido do corpo, durante todo o tempo posterior a ingestão da droga.
A tolerância ao LSD ultrapassa a maioria dos outros alucinógenos, incluindo os derivados de anfetamina alucinógena e a mescalina; mas não se estende à maconha. Os usuários de LSD, portanto, repetem as doses após longos intervalos e não o substituem nem o administram simultaneamente com outros alucinógenos.

 

 

FOLHETOS ILUSTRATIVOS


DROGAS...

E ainda dizem que ela não mata!!!!

 

VIVA AS EMOÇÕES . . .

Sem DROGAS!!!

Sou careta . . . Não uso drogas!!!

Seja você também um careta...
Um careta vivo e feliz!!