*-Existem associações de catadores de lixo no Brasil? Onde estão localizadas?
R.: Sim.
**CEMPRE - Centro Empresarial para Reciclagem R. Pedroso Alvarenga, 1254, Cj. 52, São Paulo, SP fone: (11)852 5200 / Fax: (11)852 5264 e-mail: [email protected]
**Dona Geralda - Coordinatora Geral, Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (ASMARE) Av. do Contorno, 10.555, Barro Preto, Belo Horizonte/MG CEP: 30110-140 E-mail: [email protected]
 

2-Quais as atividades desenvolvidas por essas associações visando a reciclagem do lixo recolhido,visando a conscientização da sociedade sobre a necessidade da coleta seletiva do lixo e transformação do mesmo em fonte alternativa de renda para as comunidades carentes?
R.:Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que jogamos fora. A palavra reciclagem foi introduzida ao vocabulário internacional no final da década de 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam e estão se esgotando.

Para compreendermos a reciclagem, é importante "reciclarmos" o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado. Ele pode ser separado de diversas maneiras, sendo a mais simples separar o lixo orgânico do inorgânico (lixo molhado/ lixo seco).

Veja quantos benefícios recebemos quando reciclamos:

Diminuição do material enterrado ou jogado a céu aberto, evitando-se a poluição do ar, terra e água. Diminuição da retirada de recursos naturais que muitas vezes não são renováveis (Ex.: petróleo).Diminuição do desperdício. Diminuição do depósito de lixo em lugares clandestinos. Redução do consumo de energia na produção.Geração de renda pela comercialização dos recicláveis e entre outras..
 
 

3-Qual a sua opinião sobre estas atividades?
R.:Isso gera emnpregos as populações menos favorecidas,no caso,as mais pobres.
 

4-Relacione os cursos e ilustre com fotos de obras de arte confeccionadas com o lixo.
R.: cortina de bonoquinhas recicladas