sitema de numeração Babilônio

 

            Há milhares de anos o modo de vida  era muito diferente do atual. Os homens primitivos não tinham necessidade de  contar. Eles não compravam, não vendiam, portanto não usavam dinheiro.

            Com o passar dos anos, os costumes foram mudando e o homem passou  a cultivar a  terra, a criar animais, a  construir casas e a comercializar. Com isso, surgiu a necessidade de contar.

            Ávida  foi tornando-se cada vez  mais complexa. Surgiram  as primeiras  aldeias que, lentamente, foram crescendo, tornado-se  cidades.  Algumas cidades se desenvolveram, dando origem às grandes civilizações. Com o progresso e  o alto  grau de  organização das  antigas civilizações, a  necessidade de aprimorar os   processos de  contagem e seus registros tornou-se  fundamental.

            Foram criados,  então, símbolos e regras  originando assim  os  diferentes sistemas de numeração.

 

Antigos sistemas de numeração:

 
Sistemas de numeração Egípcio (3000 a.C.)
 

            Um dos primeiros sistemas de numeração que temos conhecimentos  de  que temos conhecimento é  o egípcio, desenvolvido pelas civilizações que viviam  no vale do  Rio Nilo, ao nordeste da   África.

            Observe,  nos quadros  a seguir, os símbolos e a representação de alguns números nesse  sistema de numeração.

Sistemas de numeração Babilônico (2000 a.C.)
 

            Os babilônicos viviam na  Mesopotâmia,  nos  vales do Rio Tigre e Eufrates,  na Ásia. Esta região é ocupada atualmente pelo Iraque.

            Na escrita dos números de  1 a  59,  o sistema de numeração dos babilônios se parecia muito com o sistema de numeração desenvolvida  pelos egípcios; ambos eram aditivos.

            Observe,  no quadro  a seguir, os símbolos e a representação  de  alguns números, de 1 a 59, nesse sistema de numeração.

 

 voltar