Sistema de Numeração Egípicio

            Um dos primeiros sistemas de numeração que temos conhecimentos  de  que temos conhecimento é  o egípcio, desenvolvido pelas civilizações que viviam  no vale do  Rio Nilo, ao nordeste da   África.

            Observe,  nos quadros  a seguir, os símbolos e a representação de alguns números nesse  sistema de numeração.
 

Os algarismos da civilização egípcia

    Desde os primeiros momentos da sua história, os egípcios criaram uma sociedade baseada no aproveitamento das águas do Nilo para a agricultura ("O Egipto é uma dádiva do Nilo.", Heródoto).
    A antiga civilização egípcia começou por volta de 4000 a.C.. Mais tarde os primitivos clãs foram agrupados em dois grandes reinos: um ao norte e o outro a sul. Por volta do ano 3300 a.C. o reino do sul venceu o do norte e o Egipto transformou-se num estado único. A administração deste território fez surgir a criação de um sistema de escrita - os  hieroglíficos. Ao passarem a utilizar o papiro para fazer os seus registos, os egípcios desenvolveram um sistema de escrita mais rápido - a escrita hierática, que foi utilizada até cerca de 800 a.C. Posteriormente a escrita evolui para um sistema cursivo (o demótico).

    Até ao século XIX, as únicas fontes sobre o passado do Egipto eram os relatos dos autores clássicos. Somente em 1821, com a decifração da escrita hieroglífica, por Champollion,  se pôde proceder à leitura de inscrições, que iluminaram mais de três mil anos da história da humanidade.