Cidades Históricas

São Francisco do Sul

       Colonizada por portugueses, São Francisco do Sul é a terceira cidade mais antiga do Brasil. Seu charme se deve ao casario em estio colonial português que emoldura as estreitas ruelas do centro histórico, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Também merecem destaque as tradições do Boi-de-Mamão, da Dança do Vilão, do Pão-por-Deus e das Pastorinhas. A cidade é conhecida pela beleza do cenário formado pela baía da Babitonga e pela Vila da Glória, na parte continental. Além da História, das tradições e do porto, São Francisco do Sul tem belíssimas praias, procurdas por milhares de turistas a cada verão.

Patrimônio Histórico

        São Francisco do Sul tem quase 500 anos de História, que marca suas ruas, casas, igrejas, sambaquis, ruelas e becos. Conheça a Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça, de 1699, construída por escravos, milicianos e pelo povo do lugar, com argamassa feita de uma mistura de cal, concha, areia e óleo de baleia. No interior da igreja está a imagem da padroeira, que data de 1553 e foi deixada ali pelos espanhóis, que ergueram uma capela em homenagem a ela depois de serem salvos de um temporal. Também há estátuas barrocas dos séculos XVII e XVIII e um órgão trazido do Rio de Janeiro em 1823 e que é utilizado até hoje. Conheça as cariocas (bicas d'água), o Museu Histórico, o Museu Nacional do Mar, único do Brasil e que abriga exemplares e réplicas regionais de embarcações do litoral brasileiro, além de instrumentos, documentos, aparelhos de orientação naval, equipamentos, mapas, miniaturas, cenários... Vá também ao Mercado Público Municipal e ao Forte Marechal Hercílio Luz.

Laguna



        Laguna foi fundada em 1676 e é a terceira cidade mais antiga de Santa Catarina. Nessa época, ocupava todo o sul do Estado e servia como ponto de apoio para a Coroa Portuguesa colonizar as terras do sul do País e evitar que fossem ocupadas pela Espanha. A cidade foi palco de eventos importantes da História do Brasil, como a Guerra dos Farrapos e a fundação da República Juliana - Estado independente do Império Brasileiro, aliado à República de Piratini, localizada no Rio Grande do Sul e que também se havia declarado independente do restante do País. Laguna guarda em suas ruas estreitas e em seu casario, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, as lembranças de um passado glorioso de luta e de coragem. É a terra de Anita Garibaldi, a "heroína de dois mundos", que ficou famosa por combater ao lado do marido, o italiano Giuseppe Garibaldi, em diversas revoluções, no Brasil e na Itália. Ele esteve à frente da Guerra dos Farrapos e do movimento de unificação da Itália.
 

    História e Cultura

        A cidade tem muitos locais que merecem ser visitados. Dê especial atenção à Fonte da Carioca -construída em 1863 por escravos e ampliada em 1906 -, a Casa Pinto d'Ulysséa (1866), cópia fiel de uma Quinta Portuguesa, totalmente revestida com azulejos importados de Portugal, um luxo para a época, e a Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos da Laguna - o altar em estilo barroco mineiro foi esculpido em 1789, e a parede lateral é enriquecida por uma tela de Victor Meirelles, retratando a Imaculada Conceição, executada em Roma, em 1856. Não deixe de conhecer a história de Anita Garibaldi, da Revolução Farroupilha e da República Juliana, mostrada no Museu Anita Garibaldi e na Casa de Anita. O Museu ocupa uma construção de 1747, na Praça República Juliana, antiga Câmara de Vereadores e Cadeia Pública da cidade, A Casa de Anita é de 1711 e conserva diversas peças pertencentes a Anita Garibaldi. Visite também a Pedra do Frade, o Morro da Glória (com 126 m de altura, é o ponto mais alto da região) e os Molhes da Barra.

VOLTAR