Islamismo


        A religião islâmica é uma das que mais crescem atualmente. O número dos seus             adeptos em todo o mundo é calculado em mais de 800 milhões.
        Fundada por Maomé nos início do séc. VII, a fé islâmica salienta a necessidade de uma total obediência ao único Deus, Allah. A palavra Islão vem da raiz de um vocábulo que significa entregar-se, submeter-se alguém a Deus, renunciando a qualquer outro objeto de adoração.
        A idéia de paz está associada à raiz arábica salam. As obrigações religiosas               básicas, chamadas os pilares do Islamismo, são cinco:
   1. Pronunciar Shahada,ou testemunhar: “Não existe outro Deus além de AlIah e                Maomé que é o seu profeta”.
   2.  Proferir a oração ritual Salat a pronunciar cinco vezes ao dia (de manhã, ao                       meio-dia, à tarde, ao pôr do sol e à noite), com o rosto voltado para Meca, o lugar                    em que Maomé nasceu.
    3. Entrega de uma oferta, Zalat ou uma taxa percentual fixa cobrada pelos              governos islâmicos aos fiéis.
    4. Um jejum durante o mês de Ramadan.
    5. Hajj ou uma peregrinação à Meca pelo menos uma vez na vida.

         O  islamismo aceita o Corão como sendo a inalterada e literal mensagem de Deus.      Estabelece a sua origem em Abraão que terá oferecido Ismael como o filho da promessa       em vez de Isaque.
         Traçando a sua linhagem através de Abraão, Moisés e João Batista, defende que Jesus    foi simplesmente um profeta. O Islamismo está mais perto do Judaísmo e do              Cristianismo do que qualquer outra grande religião no mundo.
        Os maometanos proclamam que o Judaísmo falhou e que o Cristianismo se tornou     espiritualmente corrupto; por isso, Deus suscitou o profeta Maomé para reformar a      religião apóstata.

*Símbolos

Caligrafia árabe em estilo thuluth


O arcanjo Gabriel que apareceu pra maomé

voltar