Religião Católica

Origem:

    O catolicismo é uma das vertentes da religião cristã. Possui mais de 1 bilhão de seguidores em todo o mundo, sendo que aproximadamente 40% concentram-se na América Latina. Para se ter uma noção da grandeza da religião católica, basta citar que é a religião seguida por mais de 80% da população do Brasil.

Como tudo aconteceu:

    A palavra “católico” deriva do grego “Katholics”, que significa universal. O papa é tido como autoridade máxima e a sede da Igreja Católica fica localizada no Vaticano, um pequeno Estado independente, localizado no centro de Roma (Itália). A história da religião católica está vinculada à expansão do Império Romano. Seu avanço sobre o mundo deve-se sobretudo ao
processo de colonização e aculturação de outros povos e ao desenvolvimento da civilização do ocidente.Na liturgia católica, os sacramentos rituais são: batismo, crisma, eucaristia, confissão, matrimônio, ordenação e unção dos enfermos e a missa. É proibido o casamento de sacerdotes e as mulheres não podem fazer parte do sacerdócio ordenado.
    O catolicismo é considerado uma religião revelada, ou seja, de origem Divina. Tem característica monoteísta (admite um só Deus), baseada na doutrina da trindade, que é a crença de Deus manifestado em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. As Principais comemorações religiosas: Natal (comemoração do nascimento de Jesus Cristo), Páscoa (festa que comemora a ressurreição de Cristo ), Pentecostes (festa em memória da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, celebrada no quinquagésimo dia depois da Páscoa), Corpus Christi (comemoração da presença de Jesus Cristo na eucaristia).

Os Dez Mandamentos do catolicismo

1- Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo;
2-Não falar seu santo nome em vão;
3-Guardar os domingos e festas;
4-Honrar pai e mãe;
5-Não matar;
6-Não pecar contra a castidade;
7-Não furtar;
8-Não levantar falso testemunho;
9-Não desejar a mulher do próximo;
10- Não cobiçar as coisas alheias.

Texto

    A Igreja Católica Romana tenta estabelecer a sua origem nos tempos do Novo Testamento, acreditando que Pedro foi o primeiro Papa. Interpretando as palavras de Jesus. Como prova de que foi dada ao Papa autoridade divina, a Igreja Católica Romana toma a posição de que a autoridade da Igreja é superior à autoridade da Bíblia.  A Bíblia, como é interpreta­da pela Igreja e compreendida pelos sacerdotes, deve ser misturada com a tradição da Igreja para se chegar à verdade. Os ensinos dos Concílios da Igreja, através dos séculos, as encíclicas e decretos do Papa, formam a base para a verdade.Há aproximadamente 926 milhões de católicos no mundo, 18,5% da população mundial. Considerando que apenas 32% da população mundial é cristã, o catolicismo é uma força político-religiosa dominante. Aproximadamente um em quatro habitantes dos Estados Unidos é católico (53 milhões de católicos americanos).