Repensando o Descobrimento do Brasil

PRODUÇÃO

1) O primeiro português a chegar no Brasil, não foi Pedro Álvares Cabral, como dizem nos livros de história. A primeira terra avistada pelos portugueses também não foi o Monte Pascoal, no sul da Bahia. O primeiro contato dos europeus com o Brasil tampouco ocorreu em 22 de abril de 1500. Os últimos trabalhos de pesquisadores portugueses, espanhóis e franceses revelam uma história muito mais fascinante sobre a chegada dos colonizadores portugueses ao Novo Mundo.
O primeiro português a chegar no Brasil foi o navegador Duarte Pacheco Pereira, um gênio da astronomia, navegação e geografia e homem de maior confiança do rei de Portugal, D. Manoel I.
Duarte Pacheco descobriu o Brasil um ano e meio antes de Cabral, entre novembro e dezembro de 1498. O primeiro português a ter certeza de que existiam terras do outro lado do Oceano Atlântico desembarcou num ponto localizado perto da fronteira do Maranhão com o Pará. A partir de lá, começou uma viagem pela costa norte, indo da ilha do Marajó até a foz do rio Amazonas. Quando ele voltou a Portugal, o rei mandou que a expedição deveria ser mantida em segredo. A razão da descoberta ficar em sigilo era muito simples: as terras ficavam em áreas espanholas, de acordo com a divisão estabelecida pelo famoso Tratado de Tordesilhas.
Bruna Maia e Irbene 7ª A