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O R I E N T A Ç Ã O

1 - Sejam criativos! Utilizem também charges, cartuns e quadrinhos para tornar seu jornal interessante. Capriche!!!!

2 - Texto tirado do livro Coleção Arte & Manhas da linguagem.

FILME RETRATA EXCLUSÃO

Mais do que previsível, a escolha do filme Central do Brasil, dirigido por Walter Salles, para exclusão social.representar o país na disputa pelo Oscar era praticamente obrigatória.

Além das qualidades intrínsecas do longa- matragem, metragem, vários outros fatores o habilitam como concorrente sério à estatueta norte-americana.

Entre eles: 1) a premiação anterior num festival de primeira linha (o Festival de Berlim deste ano) ;
2) o sucesso de público no país (cerca de 1,2 milhão é um filme em que o secular fluxo migratório
de pessoas assistiram ao filme de Salles); 3) os temas de forte apelo emocional que aborda (mãe-filho, criança abandonada etc.); 4) O fato de apresentar um painel social do Brasil.

Desses fatores, os três primeiros são fatos incontestáveis, e sobre eles não há muito o que selvagem.
dizer.

Mas é possível - e necessário - discutir a imagem do país que é construída ao longo Central do Brasil.

A primeira constatação é a de que não há ricos -nem mesmo gente de classe média- no longa-metragem.

Pobres e miseráveis

Os personagens se dividem em pobres (a escrevinhadora Dora, a prostituta Irene, o segurança Pedrão, o caminhoneiro César) e miseráveis (o órfão Josué,os analfabetos que recorrem a Dora, os romeiros do sertão). Pode-se explicar esse recorte de várias maneiras: a) a trama não comportava personagens de outras classes sociais; b) os pobres são mais adequados a um melodrama social; c) eles compõem a esmagadora maioria existente na sociedade brasileira. Mais que isso tudo, há a opção do próprio diretor de chamar a atenção para o que ele julga mais importante no Brasil de hoje: a exclusão social.

A figura do analfabeto sintetiza como nenhuma outra a idéia do indivíduo privado não só dos bens materiais, mas também do conhecimento e da comunicação.

É alguém sem vez e sem voz no alegre mundo do consumo globalizado.

Outra constatação imediata: Central do Brasil é um filme em que o secular fluxo migratório campo-cidade está invertido. Os personagens partem da cidade grande para o sertão, em busca do pai de Josué.

Acompanhando essa saga, descobrimos ou redescobrimos todo um país, arcaico, místico, selvagem.

Dilemas

Há ainda a tentativa de sintetizar, em meia dúzia de personagens, os dilemas morais que assediam hoje os brasileiros: levar vantagem em tudo ou ser solidário? Entregar-se ao cinismo ou acreditar na possibilidade de mudança?

Há quem acuse Central do Brasil de ser despolitizado, por mostrar os problemas dos pobres como algo que eles mesmos criam e eles mesmos tratam de resolver. Mas dificilmente um filme estará tão sintonizado com seu país como esse.

COUTO, José Geraldo. Folha de S. Paulo, São Paulo, 24
out. 1998. Ilustrada, p. 4-7. Agência Folha.