O CARNAVAL COMECOU ASSIM

Com certeza, todos vocês já brincaram, ou pelo menos já ouviram falar do carnaval. Porém, nem todos sabem como e quando teve início esta festa.
É interessante a história. Há muitos e muitos séculos, os povos gregos e romanos passavam vários dias reunidos, homenageando os deuses com uma festa mais ou menos como o carnaval.
Os católicos, nessa época, observavam com muito cuidado o jejum e a penitência quarenta dias de Quaresma, lembrando o sofrimento e a morte de Jesus.
O Papa Paulo II, que em 1466 governava a Igreja, pensou: como seria, bom se os cristãos se reunissem antes da Quaresma para viver uma semana de muita alegria, festa, dança, comida e bebida".
A partir daí, O carnaval, a "semana gorda", como era chamado pela fartura de comida e bebida, começou a ser uma festa também dos cristãos.
Para o Brasil, o carnaval foi trazido em 1641 pelos portugueses. No início, ele se limitava a brincadeiras divertidas, era sobretudo uma festa dos escravos. Eles se fantasiavam de gente importante.
Os homens e as mulheres do povo viravam príncipes e princesas. Mascarados, criticavam os poderosos. Eram dias de sonho. Sonhavam com mundo em que não iam mais passar vergonha, humilhação e dominação.
O carnaval evoluiu muito. O povo foi capaz de inventar e reinventar a mais bela festa de alegria deste país. É de espantar que gente tão sofrida, com séculos de opressão, tenha sido capaz dessa explosão de alegria, beleza e criatividade.
Porém, há muitos abusos no carnaval. Muita gente bebe. Acontecem muitos crimes e desastres. O carnaval precisa melhorar muito para ser uma verdadeira festa de gente. Porque ele é a festa do povo. Ele mostra que o povo sonha com um tempo de felicidade e liberdade. Esse sonho mora no coração da gente porque Deus criou as pessoas para uma grande festa de irmãos.