Introdução
|
Tarefas
|
Processo
|
Recursos
|
Conclusão
|
Autor
|
Avaliação
.

Cultura Popular

AUTORES


Oscar Correia - Professor Inglês
Verônica Assunção - Professora Português
Chirley V. Lúcio - Professora Informática
Colégio Marista de Maceió

Relato de Experiência
Professor Oscar Correia

Em busca de algo que despertasse a curiosidade dos alunos partimos da observação daquilo que eles comentam, buscam e participam, percebemos que os mesmos organizam, aproveitam e valorizam o "Halloween", uma festa anual que é celebrada em diversos países e que tem suas raízes em países de Língua Inglesa sobretudo nos Estados Unidos. Percebemos haver encontrado uma forma de despertá-los para diferentes culturas e tradições daí possibilitamos aos mesmos um mergulho que remonta a uma tradição de 2.000 anos.
Procuramos trabalhar através de pesquisa, tradução de texto e ainda o conteúdo programático através de verbos e tempos verbais utilizando caça palavras e incentivando a criação de frases e a formulação de perguntas com as respectivas respostas.
A informática tornou-se uma aliada imprescindível sem a qual não obteríamos o sucesso que conseguimos. Os alunos debruçaram-se em seus computadores e apresentaram um resultado bem superior ao esperado não apenas nas respostas através do trabalho visível, mas também nos comentários em sala de aula e nos corredores, alguns dados na informática além daqueles que oferecemos e que agora participariam da brincadeira do "Halloween" que todo ano participam conhecendo profundamente sua origem, suas raízes e seus fundamentos.
O trabalho com o WebQuest facilitou sobremaneira o nosso objetivo agilizando a pesquisa, oferecendo diferentes fontes para a mesma e fazendo com que os educandos buscassem se aprofundar por conta própria em um assunto que os mesmos conheciam apenas superficialmente e que agora possuem condições de se pronunciar a respeito, julgar e criticar emitindo suas opiniões e fazendo o seu próprio juízo de valor.

Relato de Experiência
Professora Verônica Assunção

De início, o que mais me chamou atenção foi o testemunho com convicção, conhecimento prático e teórico, dado pela coordenadora do SINFE Aparecida Viana, com relação ao WebQuest, ela, que já conhecia a forma de trabalho.
Confesso que, no começo, achei trabalhoso e até difícil, mas acreditei que seria possível. E prossegui querendo aprender. Porém o que mais me entusiasmou foi saber que o WebQuest, trabalha em forma de projeto de pesquisa , utilizando a idéia de aprendizagem colaborativa, uma vez que mais de uma disciplina pode trabalhar interligada e a cumplicidade entre educadores e educandos é bem maior, além do que, o projeto pode ser usado de um ano para o outro com outra roupagem, é claro.
WebQuest prova que o trabalho integrado é bem mais produtivo, uma vez que, tudo que se tem de particular e exclusivo se dissolve. Outro fato marcante na forma de trabalho citado, é que a mesma propicia uma aprendizagem ativa, pois o educando interpreta, sintetiza, analisa e pesquisa tudo dentro de uma prática motivadora e bem projetada.

Relato de Experiência
Professora Chirley V. Lúcio

Tudo o que é novidade muitas vezes preocupa, porém, nós que fazemos o SINFE-Setor de Informática Educacional- do Colégio Marista de Maceió, sempre estamos buscando o novo. Com a oportunidade dada por Aparecida Viana em nos apresentar esta nova metodologia, que é o WebQuest, acreditei que desta forma, poderíamos mudar, pois alguns projetos estavam caindo na mesmice.
Tanto os professores quanto nós estávamos precisando mudar. Realmente mudamos e para melhor, pois o envolvimento dos professores e dos alunos mudou, todos agora estão fazendo parte do processo: os professores das disciplinas com o conhecimento específico, elaboram o WebQuest; os professores de informática fazem a diagramação e montagem; os alunos executam através de suas produções.
Sou uma grande defensora desta metodologia, é importante seguir, corretamente, todos os passos exigidos para não deixar cair na banalidade, caso contrário os projetos perderão o encanto.
Todos nós ganhamos com esta nova metodologia. Alguns professores chegam a relatar que de início dá trabalho, pois temos que ter todos os nossos objetivos claros, porém depois de pronto e apresentado é só administrar a produção dos alunos, tirando dúvidas e incentivando-os para fazerem com mais perfeição.
Trabalhar integrando professores, coordenação, supervisão, informática e alunos é o ideal, esta metodologia proporciona isto. Foi um grande ganho para nossa Escola. Os projetos estão maravilhosos.