Orientação
 


PRODUÇÃO TEMA 2 - Reflexão sobre os valores (Ética)

JORMAL

Jornal Marista de Alagoas.
Por: Fellipe Ernesto e Caio Porto

Princípios éticos
Os filósofos tentaram determinar a boa conduta segundo dois princípios fundamentais: considerando alguns tipos de conduta bons em si, ou em virtude de se adaptarem a um modelo moral concreto. O primeiro implica um valor final, ou summum bonum, desejável por si próprio, e não apenas um meio de chegar a um fim. Na história da ética, há três modelos principais de conduta: a felicidade ou prazer; o dever, virtude ou obrigação; e a perfeição, que é o completo desenvolvimento das potencialidades humanas. Dependendo do que estabelece a sociedade, a autoridade invocada para uma boa conduta pode ser a vontade de
uma divindade, o modelo da natureza ou o domínio da razão.

Marista de Maceió trabalha com WebQuest para melhorar a cidadania!
*O que é WebQuest?
É uma metodologia de pesquisa na Internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico.
*Como iniciar o WebQuest?
Navegar na Internet pode ser um processo de busca de informações, valioso na construção do conhecimento, gerando um rico ambiente interativo facilitador e motivador de aprendizagem, bem como pode ser um dispersivo e inútil coletador de dados sem relevância que não agregam qualidade pedagógica ao uso da rede.
Um WebQuest parte da definição de um tema e objetivos por parte do professor, uma pesquisa inicial, oferecendo uma variedade de links selecionados acerca do assunto, para consulta orientada dos alunos.
Estes devem ter uma tarefa, exeqüível e interessante, que norteie a pesquisa. Para o trabalho em grupos, os alunos devem assumir papéis diferentes, como o de especialistas, visando gerar trocas entre eles. Tanto o material inicial como os resultados devem ser publicados na Web, online.

Valores éticos:

Os valores éticos todos já suspeitam ou conhecem. Iremos apresentar um dos WebQuests do Marista de Maceió: "Jornal como fonte de informações, descorbertas e aprendizagem."
O que devemos conter com a cidadania:
* Respeitar ao próximo como a nós; sem respeito não haveria um mundo melhor no futuro;
* Ter direito a moradia, alimentação, segurança; assim todos saberiam que está valendo à pena trabalhar para garantir o seu futuro;
* Ter a limpeza de sua cidade; pois as bactérias estarão longe de nós;
* Deixar os rios sempre limpos e longe de sujeira; para não haver doenças que podem prejudicar aos seres humanos e animais;
* Não matar todos os animais que estiverem pela frente; sem eles o que seria de nós, seres humanos?
Devemos sempre incentivar a todos o que está acontecendo, com a professora orientadora do projeto "Jornal como fonte de informações, descorbertas e aprendizagem".

A importância das relações humanas
A nova proposta do ensino médio enfatiza a importância das relações humanas para o próximo milênio.
O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. O desemprego aumenta a cada dia. A violência nos centros urbanos fazem com que as pessoas fiquem em casa, dificultando seu relacionamento com os semelhantes. Para entender às exigências do mundo moderno, é necessário passar mais tempo na escola. Não apenas na escola convencional, mas nos cursos de línguas, de informática e outros.
Os valores como os diálogos, a solidariedade e o respeito foram ficando em segundo plano. O ser humano precisa se conscientizar da importância do relacionamento com os semelhantes. As pessoas, antes de serem comsumidores, são seres humanos. O desafio do século XXI será construir uma sociedade mais justa. Para construir essa sociedade, devemos nos consientizar da importância dos valores humanos.

Classificados
Procura-se a pessoa sem defeitos. Que ame, goste das coisas mais lindas do mundo! Quem for essa pessoa me ligue e fale comigo:
Fone:359-0000 / 9676-6543

ESPORTE
Finalmente depois de vinte anos, a Seleção Brasileira de Volei Masculino, consegue a vitória de Campeão Mundial.
A vitória foi de três sets à dois contra a Rússia.
Parabéns, Campeões!!!
O Brasil agradece de coração!!! Não podemos esquecer, também, de agradecer e parabenizar o Bernardinho: Parabéns Garoto!!!

POLÍTICA
Depois do primeiro turno, ficou decidido que os candidatos que vão para o segundo são: "Lula" e "José Serra".
Segundo o resultado de votos simulados de 15/Outubro/2002, o TRE conversou com aproximadamente 2.000.000 de eleitores. Lula está com 66% dos votos e Serra com 34%.
Alguns dos grandes problemas de uma sociedade brasileira estão como sempre nas ruas de todos os municípios brasileiros, sendo ou não de São Paulo.
Estes problemas são os mais sitados: mortalidade infantil, desemprego, faltas de escolas, moradia, crianças nas ruas, seqüestros, estrupos, indisciplina, falta de segurança e prisões.
Os problemas devem ser resolvidos por pessoas capazes de cumprir com os deveres de uma sociedade mais justa.
Estas pessoas são os candidatos à presidente; governador; deputados estaduais/federais; senadores; vereadores; prefeitos, onde sempre estão indispostos à cumprir com os seus deveres.
Enquanto isto não está acontecendo, as pessoas buscam candidatos para melhorar uma sociedade bruta e desonesta.
Até quando???
Sempre a mesma pergunta, nunca uma resposta nesta sociedade.
Nenhum meio nunca foi descorberto. Nem ao menos tentam.
A descorberta só depende da vontade de cada um. Não tem desculpas para um erro como este. Não foi escorregada nem "sem querer", foi por querer!
No gorverno de Collor, muitos se suicidaram pela falta de alimentação e moradia.
O Brasil foi para o "fundo do poço".
Foi um desastre!

Luiz Inácio "Lula" da Silva: Uma Vitória política
Como previsto, Lula ganhou com um número alto de eleitores e segundo o TRE teve um alto índice de votos, o que fará dele a pessoa mais votada de todo o mundo chegando a passar de 60.000.000 de votos válidos.
Serra não deixou de parabenizar o adversário, dizendo assim, que espera que cumpra seus deveres de presidente pois os dois prometeram demais!
Para nós, pesquidores do Jormal, a atitude de Serra um exemplo de perseverança e honestidade para uma pessoa que sabia que ia perder e ter esta coragem de na frente das câmeras parabenizar o adversário pela vitória e assim, desejar "boa sorte!"
Boa sorte, Lula!!!
Lula: novo presidente; Primeiro presidente pernambucano.
Menino pobre, filho de lavradores, nascido em Garanhuns, interior de Pernambuco, fez de tudo para sobreviver. Mudou-se ainda criança para São Paulo, numa viagem com a mãe e os irmãos em um caminhão pau de arara. Foi vendedor ambulante, engraxate, teve seu primeiro emprego fixo numa tinturaria, perdeu o dedo mínimo da mão esquerda numa fábrica no ABCD, aos 19 anos, andou pelas filas do desemprego na recessão de 1965 até entrar para a as Indústrias Villares como torneiro mecânico, profissão que aprendeu como aluno Senai. Lula tinha a política no sangue e não sabia. Até essa época seu desinteresse pelo assunto era evidente.
Na sua primeira campanha presidencial, em 1989, sua marca era "Trabalhador vota em trabalhador. Lula: um brasileiro igual a você". Não deu certo e ele perdeu a eleição para o marketing e o jogo pesado de Fernando Collor de Mello. Mas recebeu mais de 31 milhões de votos no segundo turno, apenas 6% menos que o adversário.
Já nessa época, 1979, a idéia de criação de um partido operário havia sido lançada por ele, decepcionado com os políticos tradicionais e convencido de que a repressão às greves e a força do regime não poderiam ser combatidos apenas com a força dos sindicatos. Ele abriu a discussão com políticos do MDB, entre eles o então sociólogo Fernando Henrique Cardoso e o deputado Ulysses Guimarães. Lula não aceitava a tese segundo a qual o regime só cairia por uma ação de uma frente ampla de organizações democráticas de todo tipo. Conseguiu atrair e persuadir sindicalistas, intelectuais, grupos pequenos de esquerda, especialmente os oriundos do movimento estudantil, dos partidos trotskistas e católicos membros das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).
A organização do chamado "novo sindicalismo", que na época era o único movimento social de grande dimensão na América Latina, a fundação do PT e a criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e mais recentemente a do Instituto Cidadania, revelam uma característica e o estilo de trabalho de Lula. Trata-se de um organizador metódico, de um ator político que sabe reunir pessoas em torno de si, amparar-se nelas e criar fatos e
organizações a partir das idéias que recolhe. Deve-se a ele, por exemplo, ter incorporado a esquerda militarista, que dominava esse campo no Brasil, ao sistema partidário eleitoral legal que se formou com o fim do regime militar em 1985.
Essa esquerda entrou para o PT e impôs a Lula um custo: o PT se tornou um partido...

Ética
Ética é uma matéria filósofa que estuda o comportamento humano.
Dentro deste comportamento, que se trabalha os problemas da sociedade. Um caso como: "menino ou homem não chora","mulheres não deve ganhar mesmo salário dos homens" e diversos outros casos.
Será mesmo que as pessoas devem ter os deveres diferentes? Será que os homens não podem demonstrar seus sentimentos? E as mulheres, por que ganhar salário diferentes na mesma função?

Como aprender a ouvir pessoas.

Sabe ouvir não significa apenas escutar o que o outro está dizendo. Quando ouvimos alguém de forma autêntica,devemos apenas não perceber o sentido das palavras,mas os sentimentos da pessoa.
Se mostrarmos interesse pelo que a pessoa está dizendo,ela se sentirá à vontade e dará prosseguimento ao diálogo. É importante ouvir as pessoas sem fazer comentários críticos nem dar sugestões inadequadas, desenvolvendo a arte do silêncio e da escuta.
É positivo trabalhar e se desenvolver com a ética estudando seus comportamentos!
Fellipe Ernesto e Caio porto

Como encerramento de um grande meio de produção, tenho o prazer de despedir de todos os leitores que acompanharam-nos nesta grande jornada! Foi um projeto desenvolvido para aprender e ir mais além dos nossos conhecimentos sobre os meios de comunicação. Desenvolvidos pelos alunos das 7as séries do Colégio Marista de Maceió, criado pela prof: Amara!
Até outra OportuNidade!!!
Parabéns Lula e profª. Amara, pela inciativa!
Fellipe Ernesto e Caio Porto