T A R E F A - 06


 

 

Os textos a seguir foram tirados de fontes diferentes. Todos dois abordam o tema desemprego. Leia-os com atenção, compare-os entre sí e responda:

* O que há de comum entre eles?

* Qual deles na sua opinião, é o mais rico em conteúdo. Por que?

* Que lições para sua vida você pode tirar deles?

O DESEMPREGO

O desemprego é uma situação gravíssima, pois mexe com toda a estrutura da sociedade. É muito importante resolvê-lo. pois uma pessoa empregada não tem motivos para cometer crimes de roubo ou furto.
As causas desse problema vão da má preparação dos trabalhadores. Que muitas vezes são analfabetos, até a concorrência que há hoje em dia, pois cada um quer ter um emprego melhor que o outro. As onsequências, muitas vezes, são assustadoras. As pessoas que não têm trabalho para manter a sua família, chegam a roubar, matar ou até mesmo a cometer suicídio; além de passarem muitas necessidades.
A comunidade e o governo devem se unir para ajudar as pessoas que estão desempregadas. Deve haver cada vez mais incentivo para a abertura de um maior número de vagas para osmais diferentes trabalhos; fazendo as sim, haverá uma população mais feliz e
um menor índice de criminalidade.

Rosa Emília Costa Freitas, 6ª série, 1º grau, Tarde, Centro Educacional Júlia Jorge.
Diário do Nordeste (Fortaleza/CE), 8 nov. 1998. (Seção "Quem escreve é você!")

 

O DRAMA DO DESEMPREGO

Não importa a idade que você tem, mas com certeza, nos últimos tempos, você deve ter ouvido muita gente falar a palavra desemprego, já que é cada vez maior o número de brasileiros sem trabalho. São muitos pais e mães de família e muitos jovens que não conse-
guem um lugar onde possam tirar seu sustento e de seus filhos.
Para você ter uma idéia da situação, só em Belo Horizonte são 285 mil pessoas desempregadas, o mesmo que a população todinha de uma cidade do tamanho de Ipatinga ou Montes Claros. Este número é considerado um recorde, pois é o mais alto já registrado na nossa Capital e, o que é o pior, vem crescendo a cada ano. Mas não se assuste, ainda. Em São Paulo, já são mais de um milhão e meio de pessoas sem emprego.
Você deve estar se perguntando: e esse tal de desemprego não tem solução? A resposta é tão difícil como en contrar uma solução, mas os que entendem de economia dizem que é pre-
ciso que o governo incentive os investimentos. para, então, criar empregos, aumentar a produção nas indústrias e o salário dos que trabalham. Investimentos quer dizer abrir novas indústrias, novas lojas, novas escolas, tudo que é possível para que a nossa economia avance e dê chances para quem quer e precise trabalhar.
Mas esteja certo que esses mesmos entendidos não estão pessimistas. Muitos dizem que este ano tem tudo de positivo para a criação de novos empregos, pois sentem que a preocupação do governo com a situação dos brasileiros é cada vez maior. Certamente, alguma coisa vai ser feita para você não ter que ouvir tanto a palavra desemprego.

* Da Editoria de Economia e Final Estado de Minas, 30 maio, 1998.

Após a leitura dos textos trace um paralelo com:

  1. Semelhanças entre os mesmos;

  2. Diferenças entre eles.

Voltar