Jornal Medicinal

Plantas Medicinais

Indicações: hemostático, anti-inflamatório, cicatrizante. Utilizando para favorecer o crescimento de tecidos novos em ulcerações, feridas e cortes, fraturas e afecções ósseas (onde age como indutor da produção calcária).
Parte usada: rizoma, raízes e folhas.
Preparo e dosagem:
Cataplasma e banhos locais: várias vezes ao dia.
Emplasto: esmagar folhas em água morna e colocar diretamente sobre ferimentos (cicatrizantes), lavar e repetir 2 vezes ao dia. No caso de contusões e inchaços colocar o emplasto dentro de um pano antes de aplicar.
Tintura: 1 parte de sumo das folhas em 5 partes de álcool, preparar pomadas e ungüentos.
Outros usos: foi muito utilizada como forrageira, pelo alto teor de proteína e excelente produção de massa verde.
Existem referências que tratam da presença de alcalóides cancerígenos no confrei, principalmente em folhas jovens. O uso externo sobre feridas pode promover rápida cicatrização externa, sendo que o processo inflamatório pode continuar internamente. A absorção dérmica, das substâncias tóxicas, parece não ser significativa.

Gengibre
Alecrim
Boldo
Babosa
Capim-Santo
Indicações: estimulante gastrintestinal, aperiente, combate os gases intestinais (carminativo), vômitos, rouquidão; tônico e expectorante. Externamente é revulsivo, utilizado em traumatismos e reumatismos. Parte usada: rizoma ("raiz"). Indicações: estimulante digestivo e para falta de apetite (inapetência), contra azia, para problemas respiratórios e debilidade cardíaca (cardiotônico), contra cansaço físico e mental, combate hemorróidas, antiespasmódico (uso interno) e cicatrizante (uso externo). Parte usada: folhas Indicações: aperiente, colagogo, colerético, desintoxicante do fígado, diurético e antidiarrético. Usado popularmente para a ressaca alcoólica. Parte usada: folhas. Indicações: o suco das folhas é emoliente e resolutivo, quando usadas topicamente sobre inflamações, queimaduras, eczemas, erisipelas, queda de cabelo, etc. A polpa é antioftálmica, vulnerária e vermífuga (uso interno). A folha despida de cutícula é um supositório calmamente nas retites hemorroidais. É ainda utilizada externamente nos entorses, contusões e dores reumáticas. Parte usada: folhas, polpa e seiva. Indicações: bactericida, antiespasmódico, calmante, analgésico suave, carminativo, estomáquico, diurético, sudorífico, hipotensor, anti-reumático. Mais utilizado em diarréias, dores estomacais e problemas renais. Parte usada: folhas.

Nathalia Honci e Gabriela Rocha - 6ªA


Indicações do confrei
Na medicina: Utilizado como cicatrizante, auxiliar na correção de fraturas ósseas, possui propriedades anti-cancerígenas, combate psoríases, eczemas; é utilizado contra bronquite e tosse. Seu princípio ativo é a alantoína que por ser muito sensível ao calor, não deve ser fervida.
Na Cosmética: É utilizada para rejuvenescimento, deixando a pele elástica combatendo as rugas.
Plantio: Sua propagação é feita divisão de touceiras e estacas; preferem solos ricos em matéria orgânica e bem drenados. Gostam de bastante luz e seu plantio pode ser feito durante todo o ano, principalmente nas épocas chuvosa. A colheita é feita três meses após o plantio.
Origem: Sua origem é do centro e do norte da Europa e da Ásia temperada. Começou a ser cultivado na década de 80 no Brasil. O seu nome vem da expressão grega sinfuô ("eu reuno") que é uma alusão ao seu poder cicatrizante. Foi muito difundido durante a primeira grande guerra mundial.
Nome Científico: Sumphutum officinales
Parte utilizada: Folhas e rizoma

Plantas usadas em chá

CAPIM SANTO
Na medicina: Possui propriedades calmantes, antitérmicas, anti-reumáticos, digestivos e sedativos. Também é utilizado contra gases intestinais e contra dores musculares.
Na Culinária: É utilizada como aromatizante, em doces e chás digestivos.
Conservação:Suas folhas devem ser secas em lugar ventilado e à sombra, devendo ser conservado sem umidade e bem arejado.

CAMOMILA
Na medicina: Na área de pediatria, é utilizada para acalmar, restaurar as forças, para combater verminoses e auxiliar digestivo. Utilizada na tensão pré-menstrual por seu efeito sedativo, relaxante muscular, contra insônia (colocam-se flores secas dentro do travesseiro)
Conservação: As flores devem ser secas à sombra e conservar sem umidade.

CARQUEJA
Na medicina: Emprega-se em forma de chás, nos casos de anemia; cálculos biliares; diarréia; enfermidades do baço, da bexiga, dos rins, do fígado, má digestão, má circulação do sangue, icterícia, infamação das vias urinárias, diabetes, hidropisia, vermes intestinais, gota, reumatismo, feridas, chagas venéreas e lepra.
Conservação: Deve ser seca ao sol, e guardada em vidros ou latas bem tampadas, podendo também ser moídas.

CAPUCHINHA
Na medicina: Tratamento de escorbuto, eczemas, psoríase, e outras manifestações cutâneas.Seu grande poder bactericida pode ser comparado ao da penicilina e outros bactericidas modernos. Tem excelente resultado nos tratamentos de infamações dos rins e da bexiga, nos resfriados, amidalites, otites, pneumonias e os frutos secos e reduzidos a pó dão um bom purgante.
Conservação: Os botões florais são conservados em vinagre e as folhas devem ser consumidas cruas, mas podem ser secas para serem usadas como purgante.

BOLDO
Preparo: chá feito com as folhas para consumo Indicações: problemas de fígado, estômago, digestão e prisão de ventre. Faz bem para problemas no fígado.
Para fazer este chá é preciso socar algumas folhas com um pilão (duas folhas para uma xícara) e mergulhar o conteúdo em água filtrada na temperatura ambiente.
Em meia hora, depois de coado, deve ser consumido na temperatura ambiente.
Evine Marina e Vanessa Mota - 6ªA

Confrei
Indicações: Adstringente, Antiinflamatória, Calmante, Cicatrizante, Emoliente, Hidratante, Higienizante e Regeneradora celular.

Usos:
culinária: não é aconselhado seu uso.
beleza: inflamações da pele, tecidos necrosados, rugas de expressão, acne, manchas e irritações.
Saúde: feridas, psoríase, contusão, fraturas e deslocamentos.
Contra-Indicações: gestantes.
Efeitos Colaterais: intoxicação no fígado, câncer e lesões no órgãos internos.

Ipê-Roxo
O Ipê-Roxo é tido como um poderoso auxiliar no combate a determinados tipos de tumores cancerígenos. É usado também como analgésico e como auxiliar no tratamento de doenças estomacais e da pele. No passado, foi largamente utilizado no tratamento da sífilis.

Ipeca
A Ipeca é um ótimo auxiliar no tratamento de doenças do aparelho respiratório. Funciona como um perfeito expectorante. A emetina, uma substância eficaz ao provocar vômitos, ainda é capaz de promover uma efetiva limpeza do aparelho digestivo. Dessa forma, é indicada no tratamento de amebíases, leishmanioses, doenças do pulmão e dos brônquios.


Espinheira Santa

Seu uso é indicado tratamento devárias doenças do aparelho digestivo, especialmente úlceras. Atua ainda sobre as fermentações anormais do intestino, normalizando as funções gastrointestinais.

Jaborandi
É encontrado em uma região de solo e clima bem característicos, entre o Pará e o Maranhão. Seu princípio ativo já é largamente usado pela indústria de medicamentos no tratamento do glaucoma. Era utilizado no passado para aguçar o faro de cães de caça. Também indicado no tratamento de doenças do aparelho respiratório.

Pfaffia
É tida como rejuvenescedora, revitalizante e inibidora do crescimento das células cancerígenas. Afirma-se que ativa a circulação do sangue. Tida ainda como estimulante das funções sexuais e como agente de combate ao stress, tem grande sucesso no Japão. Há quinze
anos vem sendo alvo de extração predatória.

Thulio César e Laurant Ayres - 6ªA