Voto e Cidadania

Os educandos elaborarão um texto apresentando um paralelo entre a realidade dos presidentes e governadores anteriores, com as propostas dos candidatos atuais.

Turma: A

PENSA BRASIL !!!
Nesses tempos de eleições , os problemas do Brasil estão sendo mostrados e comentados pelos candidatos ao poder .
Muitos candidatos jogam a culpa de todos os problemas do país ou de seus estados nos atuais governantes em busca de voto , já outros , analisam formas para combater essas difilculdades .Os assuntos que mais estão sendo comentados são a dívida externa , o FMI e a ALCA.
Se analisarmos bem as propostas de governo, veremos que comentam sobre as mesmas coisas , por isso , devemos nos informar sobre as formas que realmente são possíveis e as que não são , para que o Brasil não vá parar nas mãos dos países de primeiro mundo nem para oBrasil continue sendo de terceiro mundo .
Eleitores , pensem muuuuuuuuito bem antes de dar o seu voto à qualquer um , pois nosso país verde e amarelo está em suas mãos!!!
Ana Cristina Ribeiro de Noronha e
Gabriela Silva Umbelino de Araujo


SITUAÇÃO DOS SUBMETIDOS
Atualmente vivemos num mundo competitivo onde os EUA manifestam o seu grande domínio sobre a América Latina, tornando a América para os norte-americanos. A América Latina não significa o fim da dependência econômica.
A situação do Brasil é muito crítica, a alta dívida externa aumenta a cada dia, pois o mesmo necessita de grande ajuda financeira. Através da influência da ALCA, o Brasil iniciaria a dependência territorial, como também a enorme crise do MERCOSUL que afeta a América Latina.
Em relação ao Primeiro Mundo os países latino-americanos promoveram violenta e sistemática repressão aos seus opositores, por meio de assassinatos, torturas e exílio forçado.
Os EUA detêm a liderança mundial essa riqueza americana se manifesta através da alta espectativa de vida, alta renda per capita, pequena taxa de analfabetismo...
Com a situação do Brasil tende cada vez mais a aumentar, fazendo com que tenha que recorrer ajuda ao FMI.
Portanto, temos que aproveitar as eleições para eleger com consciência para que os futuros governantes não deixe a situação do Brasil se tornar precária, deixando a dependência do mesmo nas mãos da ALCA.
Ana Carolina Soares e Isabel D'angio

A situação do Brasil
O Brasil tem uma dívida externa muito grande com os Estados Unidos. Essa dívida ocorreu principalmente pelo fato do Brasil ter sido uma colônia de exploração pertencente a Portugal. Quando o Brasil se tornou um país independente precisava de investimentos para se desenvolver economicamente, recorreu-se a países mais desenvolvidos para conseguir essas verbas. E assim deu início a dependência economica brasileira. Atualmente essa dívida ainda existe e já chega a bilhões de dólares.
O FMI (Fundo Monetário Internacional), órgão controlado pelos Estados Unidos, serve para emprestar dinheiro para os países subdesenvolvidos, ou seja, países de terceiro mundo grupo formado por países da África, da Ásia e da América Latina. Porém os juros cobrados pelo FMI são altos por conta do aumento do dólar.
Os países de primeiro mundo, principalmente os Estados Unidos, querem implantar nas nações subdesenvolvidas a ALCA
(Área de Livre Comércio das Américas), que tem como objetivo tornar o comércio entre os países americanos mais simples. Porém o real objetivo dos Estados Unidos é transformar os países da América Latina em espécies de colônias, trazendo de volta a chamada política imperialista.
Neste período de eleições, os candidatos estão se manifestando contra essa dependência financeira e cabe aos eleitores escolher, através do voto, o candidato certo. Para no futuro possamos ter uma economia independente.
Maria Isabel e Geórgia

Brasil
Hoje em dia os países do terceiro mundo sofrem muita influência e exploração dos países do primeiro mundo. No caso do Brasil isso ocorre por causa de uma grande dívida que temos com o Fundo Monetário Internacional, a chamada dívida externa. Essa dívida aconteceu quando o Brasil se tornou um país independente e precisava de verbas para se desenvolver, com essa nescessiade ele recorreu aos países desenvolvidos que é o caso dos Estados Unidos que emprestou esse dinheiro, que hoje em dia chega a milhões de dólares.
O FMI ( fundo monetário internacional ) que é um orgão de controle dos Estados Unidos. Serve para emprestar dinheiro aos países subdesenvolvidos que tem muitas dificuldade financeira para comprir com os seus compromissos. Os países do primeiro mundo controla os países do terceiro mundo, de uma certa forma os países do primeiro mundo hoje está desestuturando os países do terceiro mundo por causa de seus altos juros cobrado pela FMI.
Os Estados Unidos quer implantar nos países sunbdasenvolvidos a ALCA( área de livre comercio das américas) com o principal objetivo de obter o comercio americano com menas dificuldades, mais também ele tem como objetivo trasformar os países do terceiro mundo em colônias , como era antigamente a chamada politica imperialista.
Estamos em período de eleições, os candidatos estam querendo ganhar votos com isso estão querendo resolver os problemas que estamos passando. Temos que ter consciência e cautela em quem vamos votar para que no futuro não se arrependermos do que já foi feito. Os candidatos estão muito apreensivo com os resultados por que ninguém sabe o que vai dar.
Ana Laura Lins da Rocha
Maria Isabel

A Realidade do Continente Americano
Com a ascenção dos países do primeiro mundo, as nações pertencentes ao terceiro mundo começaram a ter uma enorme dependência econômica reforçada pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) que, de certa forma, está ajudando na destruição de economias subdesenvolvidas, devido aos altos juros cobrados nos empréstimos solicitados pelo órgão.
Os Estados Unidos da América, com a posição de maior potência mundial, está tentando controlar ainda mais os países de terceiro mundo, criando cada vez mais planos de "ajuda" econômica. O último e mais debatido plano criado por eles é a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) com o objetivo favorecer mais aos países ricos do que aos pobres, principalmente explorar as riquezas do Brasil e a Floresta Amazônica. A população brasileira, por sua vez, não aceita as situações que serão impostas pela ALCA, tendo consciência de que as eleições estão se aproximando e que para alcançar a resolução deste problema será de extrema importância votar em um candidato que zele pela nossa liberdade tanto nos padrões sociais e políticos quanto nos econômicos.
Se houver a aceitação deste plano o Brasil voltará a ser uma colônia, não mais de Portugal, agora dos ESTADOS UNIDOS. Nós, como um povo guerreiro, devemos defender a nossa pátria, lutando com garra contra a exploração e o imperialismo.
Ana Carolina Neves e Larissa Flores

Situação do nosso Brasil
Hoje em dia, países de terceiro mundo sofrem muita exploração dos países de primeiro mundo, pois esses países de terceiro mundo tem um subdesenvolvimento e com isso dependem financeiramente dos países ricos provocando a dívida externa e fazendo com que o nosso país seja sempre dependente por não poder pagar a dívida com os outros países. O Fundo Monetário Internacional (FMI) fez um acordo com o Brasil recentemente, pois, a situação financeira do Brasil está muito precária, onde o dólar atingiu um estado crítico, chegando a mais de R$ 3,00 reais.
A Alca também é um fator muito sério e de um grande risco, pois trata-se da Associação da Área de Livre Comércio das Américas, onde logicamente que, os países mais atingidos serão os da América Latina. Conseqüentemente os Estados Unidos estão querendo tomar posse até do nosso território envolvendo uma das maiores riquezas do Brasil, a Amazônia.
Em nosso país precisamos de alguém que tenha o prazer de lutar pelo povo acabando com a dívida externa e também com a desigualdade social, por tudo isso, nessas eleições devemos ter consiência em que candidatos iremos votar para que eles tentem resolver o problema do nosso país que está tão crítico e precisando ser resolvido.
Amanda Lívia e Maria Clycia

A situação do mundo
A situação dos países de terceiro mundo atualmente é crítica, pois o FMI (Fundo Monetário Internacional) está destruindo suas economias, por causa dos altos juros cobrados pelos empréstimos pedidos, que geram a dívida externa.
Os países de primeiro mundo controlam totalmente a economia dos países de terceiro mundo, visando cada vez mais aumentar a dívida externa. A ALCA (Aréa de Livre Comércio das Américas), quer tornar os países subdesenvolvidos, colônias dos Estados Unidos, com isso iriam aumentar a exploração desses países, gerando uma maior dependência.
Hoje em dia temos que votar conscientemente para que o Brasil saia dessa crise, então não podemos vender nosso voto, não compensa, temos que votar nessas eleições em um governo de mudanças para que ele impessa a instalação da ALCA no nosso país, prejudicando-o mais ainda.
Aecio Porto e
Nayara Gama

Pra frente BRASIL!!!
A época de eleição está ai, e cabe a você brasileiro, escolher bem o representante do nosso país. Você já não está cansado de tanta desonestidade de nossos representantes? De tanto desvio de verba? De tanta calamidade que o Brasil passa? De sermos um país de terceiro mundo?
Muitos politicos querem vender as únicas coisas que ainda nos fazem ter orgulho de ser brasileiros com esses acordos sem sentido, querem se filiar ao FMI, almentando de 270.000.000.000 que já era a dívida externa, para 300.000.000.000, com mais 30.000.000.000 que ira pedir de empréstimo. Nós temos que pagar impostos que teriam que nos oferecer escola, e saúde gratuita de qualidade, do contrário, reservam boa parte dos mesmos para pagar os juros da dívida externa. Esse acordo com a ALCA (aréa de livre comércio entre as Américas), além de ameaçar a soberania brasileira, arrisca ainda a patentiar as suas riquezas naturais.
Como reverter esse quadro em que nos encontramos? Virando o jogo, mostrando que o BRASIL ainda pode ser desenvolvido e se tornar um país de primeiro mundo, façam valer a pena seu voto e seu direito de escolha, só assim agente vai para frente.
Gabriela Chagas e
Renata Vergetti