Voto e Cidadania

Os educandos elaborarão um texto apresentando um paralelo entre a realidade dos presidentes e governadores anteriores, com as propostas dos candidatos atuais.

Turma: B

Mundos diferentes no mesmo mundo
Paises do Norte ou paises do primeiro mundo tem grande reservas de capital estrangeiro e não tem nada a perde com a ALCA que poderá ser assinado no próximo ano depois as eleições .
A ALCA poderá acabar com soberania dos paises latinos do terceiro mundo que com poucas indústrias iriam abrir seus mercados consumidores para os produtos Americanos .E no caso do Brasil teremos que nos dispor a 'dar de presente' a Amazonia a assim a patente de vários remédios.
O Brasil com cerca de 10% de toda a divida externa Mundial esta sendo explorado pela FMI que é comandado pelos Estados Unidos e seu "Presitente Pião" que não se abre para o mundo e assim protegendo seus produtos internos e assim protegendo os produtores industrializados e agrícolas dando subsidios .
E com ALCA o Brasil vai fazer o que os Estados Unidos medo de fazer que é abrir seu mercado.E assim aumentar sua dívida externa e com
consequência a divida interna que já esta chegando a números arlarmantes.
Diego Olympio e Bernardino


A Atual Situação do Mundo
A ALCA (Areia de Livre Comércio das Américas)está sendo muito discutida, pois para os países de primeiro mundo é uma vantagem, porque beneficia-los no avanço industrial, porém para países de terceiro mundo como o Brasil é um ponto negativo pois a ALCA, no caso do Brasil, visa a floresta amazônica. Assinando este acordo o Brasil seria industrializado pelos Estados Unidos, tornando assim colônia, ou seja, os E.U.A iria comanda o nosso país.
O FMI (Fundo Monetário Internacional) empresta dinheiro aos país que necessitam, mas a cada ano aumentam os juros e cada vez mais a dívida externa aumenta, fazendo com que não acabe, para que assim eles possam centralizem o poder explorando a economia naquele determinado país.
Por isso que esse período de eleições é importante para que os eleitores tomem consciência de quem estam colocando no governo e depois não se arrepender do que fez, pois dependendo de quem colocarmos no governo o nosso país pode se torna subserviente de um país mais poderoso.
Talyta Honci e Marta Lyanne


O Mundo Globalizado
O mundo atualmente está vivendo um período globalizado no qual os países de 1º mundo estão comandando a economia dos países pobres ou em transição
Na globalização existem aspectos negativos e positivos. Os aspectos negativos são aqueles que envolvem o desemprego que é o principal problema do mundo globalizado, já os aspectos positivos é o desenvolvimento tecnológico e os meios de comunicação que cada vez mais podemos nos comunicar em pouco tempo de longas distâncias.
Os países de 3º mundo estão tentando entrar nesse clima de "guerra" tecnológica; exemplo disso é o Brasil, no qual possui uma dívida externa com o FMI de muitos bilhões de dólares. No Brasil está havendo uma grande exploração econômica no intuito de melhorar as exportações. Atualmente o Brasil está no período de eleições na qual a principal proposta deveria ser dizer não a ALCA, que ameaça dominar a área mais verde do Brasil, a floresta amazônica. É por essa e outras coisas que devemos votar conscientes para eleger o melhor candidato para governar nosso país.
Pedro da Silva e Antonio Lopes

Estamos vivendo uma época de muitas decisões, onde iremos votar, fazer um plebiscito contra a ALCA(Areá de Livre Comércio das Américas), que negocia a divida externa com FMI(Fundo Monetário Internacional), e ver se conseguimos que a nossa economia não seja explorada nem negociada como estão fazendo com a Argentina.
Agora com as eleições se aproximando, os países de primeiro mundo buscam acordos com os futuros presidentes dos países de terceiro mundo, os países de primeiro mundo estão sofrendo com a crise econômica mas quem está sofrendo mais são os países de terceiro mundo.
Principalmente os países que tem uma dívida externa e interna muito alta, estes estão sendo explorados como por exemplo o Brasil. O Brasil está sofrendo muita pressão dos EUA(Estados Unidos da América) que querem a ALCA de qualquer maneira, mas não assumem isso, até lá nos EUA a Amazônia já foi tirada do mapa, porque eles dizem de que a Amazônia é um patrimonio do mundo e não do Brasil, este é o principal interresse dos EUA.
Eles já estão até conseguindo muito pois já tem uma areá no Maranhão que está em poder dos EUA para treinar seus soldados, enquanto podia estar sendo usada para treinar os nossos soldados, a exploração econômica do Brasil será que vai ter um fim.
Cayo Madson
Tilden Barros

O Mundo Atual
Hoje em dia o mundo das américas sofrem uma grande pressão sobre o que se diz da ALCA (aréa de livre comércio das américas) onde o primeiro mundo (EUA , CANADA...) é cordenador dela. A ALCA visa a grande área florestal brasileira ,a floresta Amazônica a maior área verde do mundo(coração do mundo), com a ALCA o terceiro mundo (Brasil) ia ter um descontocom na sua divida externa com o FMI , por isso devemos ter muito cuidado com essas eleições ,devemos procurar o melhor candidato a presidente da republica brasileira que nos achamos . Os países de primeiro mundo , principalmente os Estados Unidos , que usam a exploração econômica ,aquela que cordena o FMI ( fundo monetário Internacional). Nas eleições brasileiras devemos precionar o governo brasileiro a não assinar a ALCA , pois eles só pessam em revidar a que o Brasil deve ao FMI possuindo a floresta Amazônica que é rica na fauna e na flora e é considerada o coração do mundo.
DIGA NÃO A ALCA !!!
Radner Cvalcanti e André Lins

O fututo está em nossas mãos
Quando se fala em pátria, existem aqueles que sentem orgulho do País, outros que se revoltam, ainda, os que são neutros... Achamos que para se ter uma opinião concreta sobre o assunto tem que conhecer as diversas faces do "problema". Países de Primeiro Mundo se gabam demais, têm até motivos, mas sempre há o interesse em querer controlar o mundo.
O Brasil é um país de Terceiro Mundo, porém é privilegiado em recursos naturais, tanto que o querem na Alca. Mas, se para crescer, o país tem que "aceitar" as "propostas" dos mais ricos, o país fica em desvantagem. A exploração econômica que o país recebe, que nas eleições nem se toca muito no assunto, é exorbitante, parece que as pessoas já se acostumaram a subserviências.
A dúvida sobre a escolha de líderes, não assola só a população mais pobre, a avidez das classes mais altas em conseguir privilégios é grande.
Por isso é muito importante votar com consciência para que nosso país não fique mais uma vez nas mãos do FMI, que já "pinta e borda" no Brasil.
As mudanças feitas em um país devem ser gradativas, aquele governante que desmancha, ou não dá a devida atenção às propostas construtivas de seu antecessor e não se preocupa com os problemas sociais, vai fazer o país retroceder.
Marília e Larissa