A SOCIEDADE 
    O núcleo básico das sociedades era a família patriarcal.O homem mais velho (patriarca) exercia funções muito amplas. Era considerado chefe, juiz e sacerdote, e mantinha absoluto domínio sobre todos os indivíduos que o rodeavam.
    A divisão social das sociedades era feita em três grupos fundamentais: o grupo mais elevado na escala social era composto pela família real, os nobres, os sacerdotes, os funcionários da burocracia estatal; o intermediário constituía-se de funcionários, artesãos, comerciantes, camponeses; finalmente, na base, a maioria, composta por servos e escravos.
    Existia ainda os Castas que eram grupos sociais fechados, sem a menor possibilidade de alteração do status social. Eram quatro as castas: os brâmanes ou sacerdotes, os chátrias ou nobres, os vaicias e os sudras. Havia ainda um grupo marginalizado, composto de párias. O pária (impuro) era um indivíduo nascido de uma união, considerada ilegal, entre indivíduos de diferentes castas, que não podia se incorporar nem à casta do pai, nem à da mãe.
 
 
 
 

 Voltar                                                                                              Avançar