A ARTE QUE VEM DO LIXO – um jeito especial
de reciclar com harmonia, beleza, praticidade e rentabilidade.
Prof. Alberto do Carmo
Quando visitamos determinados bairros, praias, rios ou até mesmo a orla lagunar de nossa cidade, encontramos com facilidade, amontoados de lixo depositado em lugares onde, em geral, corre a água de esgoto, água da chuva, etc., acarretando o
entupimento de galerias pluviais, que apresentam problemas de contaminação da saúde pública, principalmente em época de chuvas constantes.
 
Diante dos freqüentes acidentes sociais, como por exemplo: enchentes, deslizamentos de barreiras, erosão de rodovias, destruição de pontes, etc., alguns setores da sociedade atuam de forma sistemática em busca de soluções para a diminuição dos focos de lixo que provocam transtornos para toda a cidade, todos os dias, nas mais variadas formas. Surgem então as entidades governamentais e não governamentais, que se preocu pam com a COLETA SELETIVA E A RECICLAGEM DO LIXO URBANO.
Estas entidades oferecem para as comunidades carentes e para a sociedade de forma geral, campanhas educativas sobre a coleta seletiva e reaproveitamento do lixo.
Surgem as escolas de artes com material reciclado, que auxiliam não só aos catadores de lixo, seus familiares e comunidades carentes, a tirar crianças e adultos da marginalidade e da violência das ruas, transformando o resultado prático dessas aulas em geração de emprego e renda.
O uso de garrafas plásticas na confecção de mobiliário doméstico (cadeiras, camas, mesas, etc.), a reciclagem do papel e do metal transformado em peças artesanais de grande valor artístico, desperta em muitos grupos de pessoas, antes sem perspectiva de futuro, uma nova esperança na descoberta desta fonte de renda familiar e comunitária.
Vamos então pesquisar nos sites de busca, as informações sobre os seguintes pontos:
1 – Existem associações de catadores de lixo no Brasil? Onde estão localizadas?
2 – Quais as atividades desenvolvidas por essas associações visando a reciclagem do lixo
recolhido, visando a conscientização da sociedade sobre a necessidade da coleta seletiva
do lixo e a transformação do mesmo em fonte alternativa de renda para as comunidades
carentes? Qual a sua opinião sobre estas atividades?
3 – Relacione os cursos e ilustre com fotos de obras de arte confeccionadas com lixo.
 
WebFolios dos Alunos:
Giulia Oliveira e Luan Rodrigues
Carol Lopes e Vítor Reis
Pedro Lira e Lucas Tenorio
Alice Café e Letícia França
Camila Montenegro e Allana de Miranda
Yuri Menezes e Luan Costa
Fernando Lucena e Hugo Malta
Lidianne Nathália Luna e Teresa de Lisieux
Bruno Lins e Matheus Mafra
Fabio Corrêa e Arthur Nogueira
 
Anterior
COLÉGIO MARISTA DE MACEIÓ
SINFE 2005