FAUNA E FLORA

FAUNA:

    Foram registradas 363 diferentes espécies animais entre mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. sendo que 18 espécies são ameaçadas de extinção e 5 provalvemente ameaçadas (segundo decreto estadual n° 42.838/98).

Alguns dos parques municipais de São Palo são:

*Jardim Felicidade;
*Ibirapuera;
*Chico Mendes;
*Entre Outros.
 


FLORA:

O Domínio dos Cerrados ocupa cerca de 2 milhões de km², ou 22% do território nacional, o solo é antigo, profundo e bem drenado. Nutricionalmente é ácido e de baixa fertilidade, com altos níveis de ferro e alumínio. O clima é estacional, com duas estações bem definidas: seca e úmida. A precipitação média anual é de 1500mm, com grandes variações intra-regionais (WWF & PRÓ-CER 1995). Os maiores problemas enfrentados pelo cerrado são a expansão agropecuária, as queimadas periódicas, e a invasão de espécies exóticas.
A listagem de espécies, aqui apresentada, é resultante do levantamento de Leitão Filho (1992). Espécies não arbóreas e informações referentes ao porte, ambiente em que ocorrem e fenologia das espécies foram acrescentadas a partir do levantamento florístico da Estação Ecológica de Assis, SP. Esta área constitui-se em um dos últimos remanescentes do ecossistema original que recobria a região oeste do Estado de São Paulo. A vegetação da Estação Ecológica enquadra-se no tipo cerradão (cerrado lato sensu), estando na zona limítrofe sul do grande Domínio dos Cerrados do Brasil.

VOLTAR                                                        AVANÇAR